Proposta Pedagógica

Todos os esforços da escola são voltados para a construção de uma proposta pedagógica singular, pautada nos parâmetros curriculares nacionais e que respeita o desenvolvimento da criança, de forma que ela tenha prazer em estudar e entenda a escola como um lugar para exercitar a coletividade e a cidadania.

Para atingir a excelência acadêmica, o aluno precisa de uma experiência escolar que o estimule a estabelecer uma relação saudável com o saber. Por isto, a escola prioriza a realização de projetos que contextualizam o conteúdo estudado e o desenvolvimento de conceitos a partir do que é significativo para a criança, usando recursos como materiais concretos, trabalhos de campo, tema pedagógico anual e mostra de trabalhos. O olhar da equipe pedagógica é voltado para a potência criativa da criança e para a valorização de atividades cooperativas e interdisciplinares.

A coordenação pedagógica realiza o acompanhamento periódico das aulas para, em conjunto com o professor, pensar na estratégia pedagógica mais adequada para cada situação. As turmas têm número reduzido de alunos por sala para favorecer o melhor desempenho pedagógico e a maior proximidade entre alunos e professores, gerando um ambiente acolhedor e favorável à aprendizagem.

Os alunos e familiares participam das estratégias pedagógicas direta ou indiretamente através de entrevistas individuais, Conselhos de Classe, Reuniões de Pais e Pesquisas que são realizadas periodicamente.

Educação Infantil

A Educação Infantil atende à faixa etária de 02 anos a 05 anos e 11 meses, em horário parcial, com currículo enriquecido por Educação Física, Educação Nutricional e Sala de Leitura. O pré-escolar tem também aulas de Inglês com material didático e suporte metodológico do CCAA.

Ensino Fundamental I - (1º ao 5º ano)

Os anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano de escolaridade, atendem aos alunos a partir dos 06 de idade, em horário parcial, com currículo composto por todas as disciplinas exigidas neste segmento, além de Educação Física, Sala de Leitura (1º ano), Inglês com material didático e suporte metodológico do CCAA, Artes (do 2º ao 5º ano) e Empreendedorismo (4º e 5º anos).

Ensino Fundamental II - (6º ao 9º ano)

Os anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano de escolaridade, atendem aos alunos a partir dos 11 anos de idade, em horário parcial, com currículo composto por todas as disciplinas exigidas pelo segmento e enriquecido por aulas de Música.

Horário Integral

O Horário Integral está disponível para crianças de 04 a 10 anos, com as seguintes atividades:

  • Tempo para brincadeiras dirigidas e livres.
  • Colação e almoço com comidinha caseira preparada com carinho. Cardápio elaborado por nutricionista.
  • Oficina de Música e de Educação Física.
  • Tempo para preparar a tarefa de casa com capricho.
  • Banho e soneca para recompor as energias para o segundo turno.
  • Oficinas

    As oficinas são atividades extracurriculares e opcionais que acontecem após o turno de aula. A criança pode escolher as propostas que mais a interessam, de acordo com faixa etária de cada grupo. Elas são:
  • Vôlei
  • Música
  • Balé Clássico
  • Judô Cooperativo
  • Capoeira


  • Centro Educacional Nova Luz/Jardim Escola Pequeno Torcedor: há trinta e cinco anos, torcendo por você!