A Escola

O Jardim Escola Pequeno Torcedor – Centro Educacional Nova Luz nasceu há 35 anos. Ele foi construído em uma rua tranquila e em área arborizada no bairro da Vila da Penha, Rio de Janeiro. As atividades da escola começaram em uma pequena casa com varandinha e um generoso terreno com pequeno bosque ao fundo e lindas mangueiras.

As árvores permanecem aqui, hoje trinta e cinco anos mais velhas, colocando em alerta, todos os anos, os amantes de mangas doces e suculentas. O seu delicioso suco compõe o cardápio da merenda da escola e refresca a alunos, familiares e equipe.

A casa original foi crescendo e se transformando ao longo do tempo. O muro baixo, o piso de “caquinho” e o portão de ferro batido originais, que nos acompanharam até 2011, deram lugar a uma fachada diferente, mais funcional e moderna. As instalações foram ampliadas e modernizadas, acompanhando o crescimento e as necessidades da comunidade escolar.

O nome “Pequeno Torcedor” surgiu a partir do ideal de construir uma escola que fosse atrativa para os alunos, de uma maneira vibrante, como a de torcer pelo seu time de futebol. Aqui os alunos podem usar a camisa do seu time de coração como peça do uniforme escolar, levando o seu ânimo e empolgação para a turma. Times diferentes integram um mesmo grupo, estimulando o exercício da tolerância e a atmosfera lúdica. Acreditamos, com certeza, que este entusiasmo se efetiva e é demonstrado pela alegria que sentimos ao realizar nosso trabalho e, ao mesmo tempo, no prazer observado em nossos alunos no convívio com colegas e funcionários e no ambiente acolhedor e organizado a partir de uma filosofia de Educação cuidadosamente estudada e repensada regularmente.